A realidade pós-pandêmica revelou desigualdades crescentes, pressão renovada sobre os recursos e o meio ambiente e intensificou a reestruturação econômica neoliberal. Diante disso, é fundamental mobilizar a participação cidadã e estimular a análise crítica das práticas políticas. Para tanto, a pesquisa acadêmica neste campo deve ser acessível e compreensível.
Este workshop visa integrar diversas perspectivas oriundas da Argentina e do Brasil sobre a mobilização política e a defesa da democracia. Contará com experiências entrecruzadas da pesquisa acadêmica, dos movimentos sociais e da gestão pública. Esta abordagem multidisciplinar é projetada para promover uma compreensão abrangente do assunto, combinando miradas teóricas com conhecimentos práticos e experiências em primeira mão.
Jeroen Klink abordará o tema da governança em regiões urbanas e áreas metropolitanas. As deficiências dos quadros institucionais, as potencialidades e os limites do planejamento e da gestão, especialmente financeira, e o papel da mobilização e participação comunitária são algumas das importantes questões em pauta.
Mónica Farias realizou pesquisas sobre a complexa paisagem social e política das áreas urbanas da região metropolitana de Buenos Aires. Seu trabalho busca refletir sobre os imaginários presentes nas políticas públicas em relação à população em situação de rua durante a pandemia e as respostas que emergiram do campo popular articulado nas redes de atenção.
Claudemir Alves abordará os desafios enfrentados na fiscalização e monitoramento das informações oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo em Minas Gerais e em outros 28 municípios próximos a Belo Horizonte com o objetivo de produzir conteúdo acessível para a população, mantendo-a informada e envolvida com questões que afetam suas vidas. Esses desafios incluem coleta, análise e divulgação de dados precisos e imparciais.
Gigi Kerin compartilhará as experiências do Conselho de Habitação da Cidade de Buenos Aires, destacando as condições do mercado informal de aluguel, processos de despejo e outras situações de violação de direitos, bem como as estratégias de resistência que são colocadas em prática.
A mediação será realizada por Rachel Almeida, professora da PUC Minas, alumni da Urban Studies Foundation.
Post-pandemic reality reveals growing inequalities, renewed pressure on resources and the environment, and intensified neoliberal economic restructuring. Citizen mobilization and critical analysis of political practices are crucial. This workshop aims to integrate perspectives from Argentina and Brazil on political mobilization and defense of democracy, combining academic research, social movements, and public management.
Please apply for this workshop before the deadline on June 21st .
For more information, contact: casacomum@pucminas.br.